QUEM SOU EU

Minha foto
Sou apenas "O PREGADOR". Neste blog resolvi postar alguns esboços, estudos e mensagens. Para mim, ser um pregador do evangelho é uma missão e nunca uma profissão. Sinta-se a vontade ao ler este blog, pois o Maná Diário do Pregador não pertence a nenhuma religião católica, protestante, evangélica, espírita, ou outra. Seja muito bem-vindo!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

O TEMPLO DE NATANAEL




“Filipe achou Natanael, e disse-lhe:
Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei,
e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?
Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.
Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele:
Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.
Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu?
Jesus respondeu, e disse-lhe:
Antes que Filipe te chamasse, te vi eu,
estando tu debaixo da figueira.
Natanael respondeu, e disse-lhe:
Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.
Jesus respondeu, e disse-lhe:
Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês?
Coisas maiores do que estas verás.
E disse-lhe: Na verdade,
na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto,
e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.”.
(João 01:45,51).


INTRODUÇÃO:



- Debaixo de uma figueira Natanael fez uma oração sincera vinda do seu coração, do seu espírito.

- Sua oração foi tão intensa que Jesus fez questão de dizer que Natanael era um verdadeiro adorador, pois sua oração apesar de ter sido feita debaixo de uma figueira, subiu aos céus e agradou a Deus:

- Natanael não orou no templo de Jerusalém e nem no Monte, ele orou em espírito e em verdade ao Deus todo poderoso e foi ouvido: “Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”. (João 04:21,24).

- O Templo de Natanael é uma mensagem que tem por finalidade abrir nosso entendimento que o SENHOR ouve nossas orações, independentes de estarmos orando num templo suntuoso ou não.

- Ore a Deus em o nome de Cristo Jesus aí mesmo onde você está, ore em espírito e em verdade e Ele se agradará da sua oração.

O QUE NÃO SABEMOS A RESPEITO DE NATANAEL:



“Filipe achou Natanael, e disse-lhe:
Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei,
e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.”
(João 01:45).

- Não sabemos quase nada a respeito de Natanael, assim como ninguém sabe quase nada sobre mim e sobre você, daquilo que faço e você faz.

- Não sabemos por que motivo Natanael não foi a um templo orar a Deus, se porque não quis ou porque era impedido de ir por algum motivo alheio a sua vontade.

- O fato é que ele buscou a Deus sozinho embaixo de uma figueira com sinceridade de coração.



- Abriu seu coração diante de um Deus que não podia ver; não tinha nenhuma imagem debaixo da figueira para adorar ou um sacerdote para interceder por ele.

- Também ali, debaixo da figueira não havia nenhuma coleta de dizimo ou oferta, então ele não ofertou nada a Deus, apenas ofertou o louvor de seus lábios.

- Não tinha ninguém junto com Natanael para ouvir a sua oração; não sabemos qual foi à oração ou o cântico que ele fez embaixo de uma figueira ao SENHOR, estava ele só diante de Deus.



- Muitas vezes pensamos que para agradar a Deus devemos fazê-lo em um templo suntuoso com um microfone na mão.

- Muitas vezes nos enganamos pensando que se pode comprar a Deus ofertando dinheiro no altar em algum templo.

- Natanael não pensava e não agia desta maneira, Natanael era um homem inconformado com toda aquela religiosidade inútil existente ao seu redor e por isto resolveu buscar ao SENHOR no verdadeiro templo do SENHOR, (dentro dele mesmo).

- Natanael não estava atrás de fama, honra glória ou poder; ele estava sozinho, em silêncio adorando a Deus sem importar-se se alguém o admirava ou não por isso.

- Talvez você também nunca tenha feito uma oração na televisão, ou pregado o evangelho num altar de uma grande igreja, mas assim como Deus ouviu uma simples oração feita por Natanael debaixo de uma figueira, os seus pequenos feitos também são vistos por Deus.



- Ninguém sabe quem você é, nem o que você faz, mas assim como Jesus sabia a respeito de Natanael, Ele também conhece as suas obras silenciosas.


VEM, E VÊ:



“Disse-lhe Natanael:
Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?
Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.”.
(João 01:46).

- Um homem cansado de ser enganado pelos religiosos de sua época, tão cansado que preferiu orar debaixo de uma figueira, a orar no templo, ouve Filipe lhe dizer: “Encontramos aquele que Moisés escreveu na lei e os profetas, o filho de Maria e José!”.

- Ao ouvir Filipe falar sobre outro profeta, Natanael que era um homem sensato respondeu: “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?”.

- Esta pergunta de Natanael parece desrespeitosa, mas, no entanto revela muito sobre nosso tempo atual.

- Também vivemos hoje em um tempo onde surgem “profetas” em cada esquina.



- Líderes religiosos erguem templos em nossas cidades e reivindicam ser uma espécie de semideus, fazendo assim nossa descrença crescer mais e mais.

- Quando Natanael ouviu falar sobre Jesus, primeiramente rejeitou, pois já estava cansado de ver tantos charlatões enganar o povo que não creu ser Jesus o Messias.

- Você também poderá encontrar uma forte rejeição das pessoas ao falar de Jesus para elas, mas mire-se no exemplo de Filipe; Filipe não chamou a atenção para si, disse apenas: “VEM, E VÊ!”.

- Quando formos falar de Jesus para as outras pessoas, não devemos chamar a atenção delas com as coisas que nós pensamos em relação a um determinado assunto, devemos convidá-las a ver o que Jesus pensa sobre o assunto.


JESUS CONHECIA NATANAEL:



“Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele:
Eis aqui um verdadeiro israelita,
em quem não há dolo.
Disse-lhe Natanael:
De onde me conheces tu?
Jesus respondeu, e disse-lhe:
Antes que Filipe te chamasse, te vi eu,
estando tu debaixo da figueira.
Natanael respondeu, e disse-lhe:
Rabi, tu és o Filho de Deus;
tu és o Rei de Israel.”.
(João 01:47,49).

- Jesus conhecia Natanael antes de se encontrarem. Ele também conhece quem realmente somos.

- Podemos enganar aos outros e a nós mesmos, porém ao SENHOR nunca poderemos enganar, pois Ele já nos conhecia antes de nós o conhecermos.

- Natanael ficou surpreso ao ouvir que Jesus conhecia o conteúdo de suas orações embaixo da figueira, mas ao saber disto reconheceu que Jesus era o Filho de Deus e Rei de Israel.

- Natanael conhecia as Escrituras e deve ter lembrado o Salmo de Davi que onde dizia que o SENHOR conhece nossas palavras ainda antes de nós a falar-mos: “Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.”. (Salmos 139:04).




- O SENHOR conhecia Natanael e a nós também, antes mesmo do nosso nascimento: “Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.”. (Salmos 139:16).

- Jesus conhece todas as coisas a nosso respeito mesmo quando a gente não conhece nada sobre Ele, e nem sobre a gente mesmo.

CONCLUSÃO:



“Jesus respondeu, e disse-lhe:
Porque te disse:
Vi-te debaixo da figueira, crês?
Coisas maiores do que estas verás.
E disse-lhe:
Na verdade, na verdade vos digo
que daqui em diante vereis o céu aberto,
e os anjos de Deus subindo
e descendo sobre o Filho do homem.”.
(João 01:50,51).

- Pelo fato de Natanael ter crido no SENHOR, recebeu o direito de ver o céu aberto, e os anjos descendo sobre o Filho do homem.

- Natanael tornou-se discípulo de Jesus e esteve com Ele a partir deste encontro.

- Um homem que buscava a Deus com inteireza de espírito embaixo de uma figueira encontrou a Salvação em Jesus Cristo.

- Talvez você também não possa ir até um templo fazer sua oração.



- Talvez você se encontre num hospital, numa penitenciária ou em uma clínica de recuperação para dependentes químicos, não importa onde você esteja, abra o seu coração e o adore aí mesmo onde você está e encontrará a salvação também.

- Natanael foi embaixo da figueira, Zaqueu foi à cima de uma árvore, Pedro foi ao fim de uma pescaria, Paulo quando caiu de um cavalo, e você quando será?


"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM">

*

Um comentário:

  1. Paz. Deus continue abençoando sua vida. Seus comentários são bençãos.

    ResponderExcluir