QUEM SOU EU

Minha foto
Sou apenas "O PREGADOR". Neste blog resolvi postar alguns esboços, estudos e mensagens. Para mim, ser um pregador do evangelho é uma missão e nunca uma profissão. Sinta-se a vontade ao ler este blog, pois o Maná Diário do Pregador não pertence a nenhuma religião católica, protestante, evangélica, espírita, ou outra. Seja muito bem-vindo!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

AS MADEIRAS DE ACÁCIA



“Também farão uma arca de madeira de acácia;
de dois côvados e meio será o seu comprimento,
 de um côvado e meio, a largura,
 e de um côvado e meio, a altura.

De ouro puro a cobrirás;
por dentro e por fora a cobrirás
 e farás sobre ela uma bordadura de ouro ao redor.

Fundirás,
 para ela quatro argolas de ouro e as porás nos quatro cantos da arca:
duas argolas num lado dela e duas argolas noutro lado.

Farás também varais de madeira de acácia
 e os cobrirás de ouro;
Meterás os varais nas argolas aos lados da arca,
 para se levar por meio deles a arca.

Os varais ficarão nas argolas da arca e não se tirarão dela.
E porás na arca o Testemunho,
 que eu te dei.”.
 (Êxodo 25:10,16).


Muitos de vocês já devem ter visto em filmes na televisão e no cinema, falarem sobre a Arca da Aliança (ex: Indiana Jones); arca onde eram guardadas as “tábuas da lei”; a lei que Deus passara à Moisés; e estas tábuas, eram guardadas dentro desta arca.

Mas o que mais chama a nossa atenção, é que esta arca, a pedido de Deus fora construída da madeira da acácia, tanto a arca quanto os varais de madeira que serviam de transporte para arca eram ambas de acácia.

Esta particularidade de Deus, chamada “madeira de acácia”; chama-nos atenção por um simples motivo, com tanta madeira nobre e de lei, porque Deus escolhera justamente a madeira de acácia, um arbusto feio, espinhoso, e insignificante, e que crescia nos lugares mais áridos do deserto, para guardar o seu TESTEMUNHO dentro dela?

Aquela madeira, aos olhos humanos (naquela época), não servia para nada, era desprezada pelos homens, mas para Deus, era de fundamental importância, que a Arca da Aliança fosse feita com a madeira de acácia.

POR QUÊ?

Por ser uma planta capaz de sobreviver nos lugares mais secos e áridos do deserto, Deus, sabia que a acácia era muito resistente do que todas as outras plantas encontradas naquela região; a acácia era uma madeira dura, resistente, uma madeira que suportava as situações adversas muito mais que as outras plantas.

Deus sabia que a Arca da Aliança andaria por quarenta anos no meio de um deserto, e que esta arca, enfrentaria tempestades de areia, enfrentaria o Sol quente do dia e o frio noturno do deserto...

Sabia que depois destes quarenta anos, a arca enfrentaria mais algumas centenas de anos, indo de um lugar para outro, enfrentaria guerras...

Enfim, Deus sabia que se esta arca fosse construída por uma madeira qualquer, fina e bonita, de nome como a de pinos, não agüentaria, não resistiria às provas assim como a acácia.

Na vida, para cumprir determinadas funções, Deus não escolhe como os homens escolhem (finos e nobres); DEUS ESCOLHE HOMENS FEITOS A MADEIRA DE ACÁCIA, homens resistentes às tempestades da vida, que não se envergam tão facilmente na adversidade, homens desprovidos de boa aparência, mas, homens de um espírito voluntário e de um coração valente e corajoso.

Muitos são os homens hoje, que se apresentam aos demais, como se fossem madeiras de lei, madeira nobre...

Dizem: - Eu sou isto, eu sou aquilo, tenho determinada função ou posição social na sociedade e estou apto para guardar o TESTEMUNHO DO SENHOR!

Mas para guardar o TESTEMUNHO DO SENHOR, apenas aparência, beleza exterior, boa reputação, da família tal, da função tal, nada disso tem valor diante de Deus. Para guardar o seu TESTEMUNHO, o homem tem de ser forte e resistente como uma madeira, espinhosa, cheia de nós como a madeira de acácia.

Obs: Deus mandou fabricar a arca que guardaria seus mandamentos da madeira de acácia, e hoje a arca que guarda o mandamento do Senhor é o teu coração que bate dentro um peito acostumado a enfrentar as tempestades da vida.

DEUS ESCOLHEU VOCÊ:

Naquela época o Senhor escolheu a madeira de acácia para guardar seus mandamentos, mas hoje Ele escolheu você.

Não diga que o Senhor escolheu a pessoa errada, não diga pra Deus escolher outra pessoa, uma pessoa sem espinhos, sem nós, sem dificuldades; não diga isto, porque é de pessoas assim como você é, que Deus gosta!

Deus não escolhe aquele que é alguma coisa, Ele escolhe aquele não é para confundir aqueles que pensam que são:

 “Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação;
visto que não foram chamados muitos segundo a carne,
 nem muitos poderosos,
nem muitos de nobre nascimento;
 pelo contrário,

DEUS ESCOLHEU AS COISAS LOUCAS DO MUNDO
 para envergonhar os sábios

e escolheu AS COISAS FRACAS do mundo
 para envergonhar as fortes;

 e Deus escolheu as COISAS HUMILDES do mundo,
E AS DESPREZADAS, e
 aquelas que NÃO SÃO,
para reduzir a nada as que são;”.
 (1º Coríntios 01:26,28).

Talvez você seja uma pessoa cheia de nós na vida, cheia de espinhos, mágoas, ressentimentos...

Talvez você tenha nascido e sobrevivido num lugar árido, num lar sem alegria; talvez você seja uma madeira de acácia solitária do deserto...

Um homossexual, um dependente químico, uma prostituta, um marginalizado; uma pessoa esquecida e desprezada pelos homens, mas não por Deus...

Ser cristão, guardar o TESTEMUNHO do Senhor, não é tarefa para qualquer um; suportar os ataques do diabo e seus demônios no deserto da vida, não é tarefa fácil; pra ser cristão o homem tem de ser “casca grossa”.

“Porque muitos são chamados,
mas poucos, os escolhidos”.
(Mateus 22:14).

Muitas árvores existiam naquela época, mas a árvore escolhida para guardar o TESTEMUNHO do Senhor foi à acácia.

Muitos são os homens que hoje são chamados para guardar o TESTEMUNHO do Senhor, mas poucos são os escolhidos, porque poucos são aqueles que perseveram na fé até o fim, poucos os que agüentam firmes na fé como uma madeira de acácia.

Deus transformou aquela madeira cheia de espinhos e de nós, numa arca  revestida de ouro; este processo de transformação foi feito pelas mãos de um artesão.

Deus vai transformar a sua vida cheia de espinhos, num ramo florido e com frutos, e este processo de transformação, será feito pelo Espírito Santo com a Palavra de Deus, que é Jesus.

CONCLUSÃO:

- A vida de um verdadeiro homem de Deus, não é medida pelas vitórias que teve na vida, mas, pelas inúmeras vezes que teve a chance de desistir, mas em nome de Jesus, se levantou novamente e prosseguiu.

- Uma vida cheio de erros e pecados, não te desqualificam para ser portador do TESTEMUNHO do Senhor, muito pelo contrário, a bíblia diz que onde abundou o pecado, superabundou à graça de Deus. “... mas onde abundou o pecado, superabundou à graça.” (Romanos 05:20).

A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM
*

48 comentários:

  1. Oi mano,

    Agradeço a visita ao O Reino em nós e seu banner já está adicionado na página de parceiros.

    Abraços,

    Sandro
    http://oreinoemnos.blogspot.com/p/parceiros.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou muito grato ao amado irmao pois toda a minha duvida foi respondida sobre a acacia obrigado a paz

      Excluir
    2. Parabéns excelente explicação Deus abençoe ainda mais a lição da escola bíblica dominical é sobre a arca da aliança e fala justamente da madeira de cetim e acácia.

      Excluir
    3. Amei esse t xô bem explicado Deus continue abençoando grandemente sua vida.

      Excluir
  2. MEU IRMÃO NA FÉ, QUE DEUS CONTINUE TE USANDO, TE APERFEIÇOANDO,PARA QUE TODOS NÓS COOPARTICIPANTES DO EVANGELHO DE CRISTO POSSAMOS ESTAR APROVADOS COMO OBREIROS QUE NÃO TEM COM O QUE SE ENVERGONHAR E QUE MANEJA BEM A PALAVRA DA VERDADE. QUE O SENHOR MANDE PROVISÕES E TE ANIME A MANTER ESTE SITE. NÃO DEIXE QUE ELOGIOS E PALAVRAS ALTIVAS O DIABO USE PARA QUE VC SE SINTA SOBERBO E ALTIVO. SAIBA QUE É DEUS QUE TE USA, QUE É PARA ELE E POR ELE A HONRA, A GLÓRIA, A EXALTAÇÃO... DEUS TE ABENÇOE...

    ResponderExcluir
  3. Um grande abraço meu irmão continue assim. Jesus te abençoe

    ResponderExcluir
  4. A paz de Deus meu irmão, eu percebi que já faz um tempo que Deus usou o irmão através dessa mensagem, e isso nos confirma que tudo na vida um dia passou ou passará mais a palavra de Deus jamais passará, poque hoje Deus encheu o meu coração daquilo que eu precisava ouvir dele, que não é aquele mais belo ou melhor visto socialmente que será escolhido e ungido de Deus mais sim o que carrega um sentimento cheio de pecados e erros e que ao menos tenta de alguma forma melhorar em jesus que será o escolhido. Irmão e hoje eu posso lhe dizer que me encontro assim, sujo e pecador com a vida em Deus Desanimada mais hoje o senhor colocou mais uma porção do seu renovo no meu coração. Eu quero lhe pedir que nunca desista de alcançar os pés de Deus todos os dias da tua vida em cada mensagem em cada esforço para ser usado por Deus, que toda palavra que venha contra ti para te desanimar, para te oprimir ou te abater não venha a ter efeito em nome de Jesus, e se for da vontade de Deus você cair, esteja certo que vai triunfar com ele.
    Que Deus te abençoe grandemente!!!
    abç

    ResponderExcluir
  5. Uma grande explicação q estava procurando, Deus te abençoe Brow, tenho um grande sonho de me tornar um pregador, pai de multidões, toda glória seja dada ao Senhor.

    ResponderExcluir
  6. Amado irmao, obrigado por compartilhar desse conteudo abencoado.
    Que Deus possa abencoar o seu site e seu ministerio.

    "De graca recebestes, de graca dai" Mt10:18

    ResponderExcluir
  7. Amado muito obrigado por dividir essa mensagem maravilhosa e estimulante.
    Que DEUS te abençoe!

    ResponderExcluir
  8. Isso é uma Benção ! amado Shalom Adonai!

    ResponderExcluir
  9. Que o Senhor o abençoe grandemente. Fui edificado demais neste estudo. Como Deus falou ao meu coração. Tú és profeta.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde homem de Deus. Eu estva justamente escrevendo uma mensagem para pregar hoje a noite sobre os varais que levam a Arca da Aliança. Pesquisando sobre a madeira de acácia, achei o seu blog, que veio somente somar aquilo que Deus já havia colocado em meu coração. Que o Senhor continue te abençoando e acima de tudo fazendo de você um pregador de Seu Evangelho, ao contrário dos "executivos da fé e balconistas de uma fé mercadológica" que vemos hoje, servindo ao povo somente o que eles querem escutar e não o que Deus quer falar. Em resumo não viveremos legal como o mundo prega, mas normal como a Bíblia ensia. Parabéns, você é homem de Deus! Ass. Pregador Cássio Vargem de Miranda.

    ResponderExcluir
  11. Acabei de chegar da Igreja e o Pastor ministrou em II Samuel 6:11 a Arca da Aliança que foi feita com a madeira da Acácia, por curiosidade fui dar uma olhadinha nessa madeira. Como o meu Deus que sirvo é maravilhoso! que palavra abençoadora e de ensinamentos profundos, peço a Deus para te abençoar pastor, que nesse blog o Senhor possa de contínuo usa-lo para que a palavra do Senhor venha trazer renovo aos corações sedentos, Deus te abençoe abundandtemente.

    ResponderExcluir
  12. DEUS O ABENÇOE IRMÃO!!! A PALAVRA DE DEUS FALOU FORTEMENTE AO MEU CORAÇÃO...OBRIGADA VASO!!!

    ResponderExcluir
  13. Gloria a Deus meu irmão estou escrevendo com os olhos lagrimejando diante da presença de Deus. que palavra abençoadora, Amém

    ResponderExcluir
  14. parabéns pois este estudo nos ajuda bm a entender a passagem biblica que DEUS continue te abençoando

    ResponderExcluir
  15. meus parabens aprende muito com seu estudo q Deus lhe abençoe mais e mais

    ResponderExcluir
  16. a paz vaso que estudo abençoado que o senhor te abençoe

    ResponderExcluir
  17. Essa palavra falou fortimente ao meu coraçao..
    Fique NA PAZ DO SENHOR JESUS..

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. MARAVILHA!
    SOU JUDEU NAZARENO, E A 5 ANOS COMEÇO A NASCER UMA ARVORE EM MEU QUINTAL E ACABEI DEIXANDO A MESMA DEVIDO AS FOLHAGENS QUE ERAM MUITO BOAS.
    CERTO DIA, UMA AMIGA VEIO NOS VISITAR E ME DISSE: ROGÉRIO, VC SABE QUE ARVORE É ESTA? NÃO! RESPONDI.
    ELA ME DISSE ESSA É UMA ACACIA!
    FIQUEI PERPLEXO E MARAVILHADO POIS TINHA ARRANCADO DUAS ARVORES E APLAINADO TODO O MEU QUINTAL E DO NADA COMEÇO A NASCER ESTA ARVORE.
    OBRIGADO PELA MENSAGEM! SHALOM ALEICHEM- PAZ SEJA CONVOSCO!

    ResponderExcluir
  20. Texto inspirado pelo próprio Senhor, Jesus. fiquei impactado, simplesmente Maravilhoso e Verdadeiro.
    Deus Abençoe.

    ResponderExcluir
  21. Texto inspirado pelo próprio Senhor, Jesus. fiquei impactado, simplesmente Maravilhoso e Verdadeiro.
    Deus Abençoe.

    ResponderExcluir
  22. muito bom que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  23. Amei este comentário. Procurei por acacia e vei esta mensagem. Que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Simplesmente maravilhoso. Deus te abençoe poderosamente.

    ResponderExcluir
  26. Louvando seja ao Senhor por da inspiração e conhecimento aos teus servos , fui edificando bastante

    ResponderExcluir
  27. Glórias à Deus! Obrigado por esse excelente estudo.

    ResponderExcluir
  28. Deus esses dias falou muito ao meu coração sobre a arca que eu tinha que saber mais do que eu já sabia,entrei em muitos site mas esse foi a melhor explicação que bateu com o que eu estava procurando;Deus continue te usando . Quero pedir permissão de imprimir o conteúdo deste texto para que eu possa evangelizar
    Meu email é : aguiadourada892@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Bom dia, graça e Paz da parte do nosso Senhor Jesus Cristo!
    Meu irmão durante minha devocional o Espírito me levou a buscar mais sobre a referência espiritual da acácia na construção da arca, do altar e seus utensílio.
    Confesso que o entendimento já estava sendo ministrado ao meu coração quando encontrei seu texto que complementou o ensino que eu recebia do Pai. Obrigado. Que o Abba continue a te abençoar grandemente!!!

    ResponderExcluir
  30. Me despertou a curiosidade sobre a Acácia quando estava ouvindo a pregação da Pra EdNéia Willians. Ao deparar com esse texto apoa várias pesquisas, fiquei admirado com a explicação, como ela falou ao meu coração. Deus abençoe sua vida e continue sendo um instrumento nas
    mãos do Senhor. Excelente reflexão.

    ResponderExcluir
  31. Foi bênção hoje está palavra , estava lendo o texto que fala da construção da arca e quis saber sobre a madeira acácia . Achei fascinante e maravilhoso, Deus fala de uma maneira toda especial conosco

    ResponderExcluir
  32. A paz de Deus
    Gostaria de saber se neste periodo em que a arca da aliança foi construida os israelitas tinham acesso ao cedro do líbano?

    ResponderExcluir
  33. Que palavra maravilhosa justamente oque eu precisava para reforçar meu entendimento, á respeito do porquê madeira de acácia. Obrigada amigo sinto - me como quem acabará de ganhar um presente ,Deus o abençõe. A paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  34. A Paz do Senhor meu irmão, eu estou estudando sobre a madeira de acácia, algo me chamou a atenção, e tenho uma grande duvida do que ouvimos por ai, onde diz que a madeira de acácia era uma madeira rejeitada sem valor... se é ou era uma madeira sem valor por que Deus pede como oferta Êxodo 25: 2 - 5 - Aprendi que que a Arca da aliança simboliza a natureza de Cristo, o Ouro simboliza a sua natureza divina, e a madeira a sua natureza humana.... se a madeira de acácia simboliza a natureza de cristo... ela deve ser perfeita não??? por que Cristo foi um homem perfeito... Me ajude nessa reflexão, e nesse estudo.

    ResponderExcluir
  35. Fiquei muito contente com a resposta sobre essa madeira de acácia, muito edificante!obrigado.

    ResponderExcluir
  36. Fiquei muito satisfeito em ler este artigo. Parabéns

    ResponderExcluir
  37. Deus o abençoe 🙌
    Linda ilustração sobre a "Acácia"

    ResponderExcluir
  38. Exelente exposição obrigado

    ResponderExcluir
  39. Foi benção para minha vida essa ministração 🙌

    ResponderExcluir