QUEM SOU EU

Minha foto
Sou apenas "O PREGADOR". Neste blog resolvi postar alguns esboços, estudos e mensagens. Para mim, ser um pregador do evangelho é uma missão e nunca uma profissão. Sinta-se a vontade ao ler este blog, pois o Maná Diário do Pregador não pertence a nenhuma religião católica, protestante, evangélica, espírita, ou outra. Seja muito bem-vindo!

quarta-feira, 2 de março de 2011

NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS




“Depois disto, o SENHOR, do meio
de um redemoinho, respondeu a Jó.”.
(Jó 38:01).


INTRODUÇÃO:




- Imagine você a procura de respostas, e descobre que as encontrará somente no centro de um redemoinho.

- Você estaria disposto a enfrentar os ventos que cercam o centro do redemoinho para encontrar as respostas?




- Jó estava à procura de respostas; sua vida estava muito difícil de viver, havia perdido quase tudo que possuía, mas ainda tinha força para tentar entender o que estava acontecendo.

- Nesta procura, Jó encontra Deus no centro de um redemoinho: “... O SENHOR, do meio do redemoinho, respondeu a Jó.” (Jó 38:01). Ou seja, Jó encontrou as respostas que queria no meio de um redemoinho.




- Não as encontrou em volta de um redemoinho, foi no meio, no centro do redemoinho que Jó encontrou respostas.

O MEIO DO REDEMOINHO:




“Disse-lhe Jesus: Eu sou o CAMINHO, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”. (João 14:06).


- Jesus é o CAMINHO, e o caminho não foi feito para ficar parado, o caminho foi feito para andar.




- O caminho também não foi feito para se andar pelas “beiradas”; o caminho deve ser andado no centro, onde há equilíbrio.

- O caminho proposto por Jesus não deve ser seguido, nem pela borda do pecado, nem pela do fanatismo; devemos sempre andar no centro da vontade de Deus. “Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela NÃO TE DESVIES, nem para a DIREITA nem para a ESQUERDA, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.”. (Josué 01:07).



- Quando Deus responde a Jó do meio de um redemoinho, Ele está nos ensinando, que só encontraremos as respostas para as nossas dúvidas, no centro da vontade de Deus, nunca no pecado (esquerda), e muito menos no fanatismo religioso (direita) que também é pecado.

- Para encontrarmos respostas no SENHOR, precisamos atravessar os ventos contrários que cercam a verdade; ventos de natureza maligna que tentam impedir o homem de alcançar a verdade de Deus.


(ventos contrários de natureza malígna)

- Se você é uma pessoa que está à procura de respostas, Jesus te convida a atravessar pela fé, os ventos que cercam a verdade de Deus.

NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS:




“... O reino dos céus é tomado por esforço, e os se esforçam se apoderam dele.”. (Mateus 11:12).

- O centro da vontade de Deus é trilhado com esforço...

- Ninguém realmente se esforça quando se deixa levar pelas forças dos ventos contrários, mas quando nos propuser a enfrentar os ventos contrários, cada passo nosso, exigirá de nós um esforço muito grande.




“Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena.”. (Provérbios 24:10).

- A vontade do mundo é contrária a vontade de Deus; enquanto o mundo caminha pra morte, nós que caminhamos para vida que há em Jesus Cristo, andamos como quem nada contra a correnteza.


(nadar contra a correnteza sem a ajuda de Jesus = cair na boca do urso)

- Nadar contra a correnteza, somente com a força dos nossos braços, só é possível por um pouco tempo, pois logo o desgaste físico nos vencerá e conseqüentemente desceremos correnteza abaixo.

- Para conseguirmos nadar contra a vontade do mundo, precisamos mergulhar num rio chamado “Rio da Vida”, Ele é o único rio que nos leva a favor da vontade de Deus.


(Rio da vida, ruas de ouro, lar celestial...)

- Quando andamos na vontade do mundo e precisamos de fé, nós recorremos à idolatria, aos holocaustos e ofertas, na vã esperança de que estamos fazendo a vontade de Deus para atingirmos nossos objetivos.

- Mas quando andamos na vontade de Deus e precisamos de fé, nós a buscamos na sua Palavra, pois a Palavra de Deus é o único meio de alcançarmos a verdadeira fé: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.”. (Romanos 10:17).

OS VENTOS MUNDANOS:




“E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR.
 E eis que passava o SENHOR, como também um grande
 e forte vento que fendia os montes e quebrava
as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento;
e depois do vento um terremoto;
 também o SENHOR não estava no terremoto;
E depois do terremoto um fogo;
porém também o SENHOR não estava no fogo;
e depois do fogo uma voz mansa e delicada.
E sucedeu que, ouvindo-a Elias,
envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora,
 e pôs-se à entrada da caverna;
e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?”.
(1º Reis 19:11,13).

- Nesta passagem, a Bíblia declara que o SENHOR não estava nos ventos fortes que fendia os montes, nem no terremoto, e nem no fogo; Deus estava numa “VOZ MANSA E SUAVE”...

- Os ventos de um redemoinho sopram em todas as direções, tentando nos tirar a atenção em Cristo Jesus.


(luxúria, vento do diabo)

- Os ventos mundanos sopram e faz um grande barulho como o de um terremoto, mas a Bíblia diz que o SENHOR está numa voz mansa e suave.

- Os ventos contrários nos sopram religiões, crendices, e todo tipo de filosofias mundanas, na esperança de nos tirar do centro da vontade de Deus...




- A televisão vende violência, ódio, e terror; fazendo o mal parecer tão fascinante quando necessário para as nossas vidas.

- Vidas que fora do centro da vontade de Deus, são tão vazias que qualquer emoção momentânea parece ser um encontro com Deus, mas na verdade, não passam de anestesia pra dor.

- Todo barulho provocado pelas religiões e crendices mundanas não passam de vento de doutrina: “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.”. (Efésios 04: 14).




- Devemos nos aperfeiçoar na fé e no conhecimento do Filho de Deus, mesmo que para isto tenhamos de sair da caverna e enfrentar com coragem os ventos contrários.

O QUE ACONTEÇE NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS?




“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;”. (1º Pedro 05:08).

- No centro do redemoinho existe a calmaria, no centro da vontade de Deus existe a paz (a voz era suave e macia)...


(escute a voz suave e macia de Deus)

- Nosso inimigo fica soprando ao derredor seu rugido semelhante ao de um leão. Ele brama como um leão, mas ele não é o Leão.

- Existem ventos que parecem ser Deus, mas não são. Mas estes ventos ficam soprando apenas ao derredor daqueles que estão no centro do redemoinho (centro da vontade de Deus).

- A derrota, a doença, a miséria, o fracasso; todos estes rugidos ficam soprando ao derredor, mas no centro do redemoinho, existe a benção de Deus.

- Na vida de Jó, o inimigo soprou muitos ventos contrários, mas Jó não encontrou nenhuma resposta nos ventos; Jó encontrou respostas no meio do redemoinho: “Depois disto, o SENHOR, do meio de um redemoinho, respondeu a Jó.”. (Jó 38:01).

- O homem pode procurar respostas no mundo, porém encontrará somente tristeza para a sua alma.


(o som da morte)

- Por mais barulho que o vento faça, por mais bonita que seja a sua religião, sem a salvação oferecida na cruz de Jesus, a sua alma continuará perdida.




- Por mais santo que qualquer conceito humano reivindique ser, sem o perdão de Deus oferecido em Jesus Cristo, não passa de vento, que terminando sua força se desfará como um castelo de areia na beira praia.

- A bíblia diz que o homem prudente edifica sua casa sobre uma rocha, e não sobre um monte de areia.

CONCLUSÃO:





“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras,
e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente,
que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios,
 e assopraram ventos, e combateram aquela casa,
 e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras,
e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato,
que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios,
 e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu,
 e foi grande a sua queda.”.
(Mateus 07:24,27).

- Se você deseja encontrar o centro da verdade de tudo o que existe, procure-o no lugar certo: PALAVRA DE DEUS!

- A Palavra de Deus é a rocha onde podemos edificar nossas vidas sem medo de enxurradas.




- Sabemos que o homem foi feito do pó da terra “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”. (Gênesis 02:07), sendo assim, o homem, ou seja, o conceito humano em relação a todas as coisas, é um monte de areia prestes a desmoronar com a primeira enxurrada.


(não construa castelos de areia)


- A Palavra de Deus é a rocha, é o centro da sua vontade, e nós devemos nos esforçar para andarmos nela.

- Talvez você tenha que enfrentar a oposição dos ventos contrários como a família que não é convertida ao SENHOR...




- Talvez os ventos contrários sejam os lobos disfarçados de ovelhas que aparecerão para explorar a sua fé...




- Talvez os ventos contrários na sua vida seja uma posição muito privilegiada financeiramente que te cega para a verdade de que sem JESUS CRISTO, você não tem nada...


(o jovem rico)

- Seja qual for o vento contrário: “Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela NÃO TE DESVIES, nem para a DIREITA nem para a ESQUERDA, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.”. (Josué 01:07).




- Venha para o centro da vontade de Deus.

- Venha para Jesus Cristo.

"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"

*

Um comentário:

  1. mensagens tocantes,e fortes,,,parabens,,Deus continue de abençoando ,e de usando como grande instrumento...amém..ir.Elissandra

    ResponderExcluir