QUEM SOU EU

Minha foto
Sou apenas "O PREGADOR". Neste blog resolvi postar alguns esboços, estudos e mensagens. Para mim, ser um pregador do evangelho é uma missão e nunca uma profissão. Sinta-se a vontade ao ler este blog, pois o Maná Diário do Pregador não pertence a nenhuma religião católica, protestante, evangélica, espírita, ou outra. Seja muito bem-vindo!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

O DESMAME DE ISAQUE





“E cresceu o menino e foi desmamado;
 então, Abraão fez um banquete no dia em que Isaque foi desmamado.”.
(Gênesis 21:08).

INTRODUÇÃO:




- A Bíblia não fala de homens que foram pais perfeitos, mas um personagem bíblico se destaca por ter sido um ótimo pai...

- Este personagem, como ser humano, teve muitos defeitos, mas como pai ele marcou a vida de seu filho...

- Estudando sua vida, encontramos exemplos importantes de um pai que marcou a vida de seu filho... Estou falando de Abraão (“pai da fé”).

- Mas para entramos na mensagem (desmame de Isaque), primeiro precisamos saber que...

ABRAÃO CRIOU ISAQUE NOS CAMINHOS DO SENHOR DESDE O SEU NASCIMENTO:




“E Abraão circuncidou o seu filho Isaque, quando era da idade de oito dias, como Deus lhe tinha ordenado.”. (Gênesis 21:04).

- Sabemos que já aos 8 dias de vida, Abraão fez à Isaque conforme Deus havia mandado (circuncidou seu filho Isaque).

- A constante preocupação dos pais é suprir aos filhos em suas necessidades: alimento, estudo, roupas...

- Mas como pais precisamos também nos ocupar em direcionar os filhos nos caminhos do Senhor: Igreja, estudo da Bíblia, ensino da oração, a amar e a obedecer a Deus.

“Muitos pais dão tudo a seus filhos, menos a si mesmos.”

- Abraão se doava a seu filho, um pai coruja e atento a cada passo do menino que aos poucos crescia para tornar-se um homem.

ABRAÃO FAZ FESTA A CADA CONQUISTA DE SEU FILHO:




“E cresceu o menino e foi desmamado; então, Abraão fez um banquete no dia em que Isaque foi desmamado.”. (Gênesis 21:08).


- Abraão fez uma grande festa, quando seu filho Isaque foi desmamado.

- Abraão acompanhou cada passo da criação de seu filho, e cada vitória, Abraão fazia uma festa.

- Como pais, precisamos estar atentos a esses momentos especiais da vida de nossos filhos: deixou a chupeta? Comemore! Saiu da mamadeira? Comemore! Fez um bom trabalho? Comemore!




- Ser um pai presente, implica em coisas simples, por exemplo: Saber a idade do filho, nome da professora e outras coisas assim.

- Abraão marcou a vida do seu filho, porque sempre esteve presente, prestando-lhe provisão, proteção, direção, e dando-lhe incentivo, carinho e muito amor.

DEUS É O PAI PERFEITO:




“Portanto, sede vós perfeitos como PERFEITO É O VOSSO PAI CELESTE.”. (Mateus 05:48).

- Apesar de Abraão não ter sido perfeito como homem, como pai foi um exemplo para nós, porém, ainda era imperfeito...

- Jesus disse que PERFEITO é somente o nosso Pai celeste, mas pede que sejamos imitadores Dele, e Nele busquemos a perfeição como homens e pais.

- Pai Abraão estava tão atento com as conquistas de seu filho Isaque, que fez uma festa quando seu filho desmamou.

- Se Abraão, que era imperfeito, fez festa com o desmame de Isaque; imagine a alegria do nosso Pai celeste que é perfeito, quando nós também nos desmamamos das coisas deste mundo...

- Deus Pai, se alegra com o desmame de cada um de nós.

COISAS QUE PRECISAM SER DESMAMADAS:





“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.”. (1º Coríntios 13:11).

- Assim como no homem natural aos poucos vamos deixando das “coisas de menino”; no homem espiritual também vamos sendo desmamados das “coisas de menino”.

- Venhamos aprender a desistir das coisas próprias de meninos, para alcançarmos a estatura adulta de homem, tanto no natural, quanto no espiritual.

- Como adultos na fé, devemos desistir das coisas de meninos; dentre elas a:

DESOBEDIÊNCIA:




“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e a ciência do Santo, a prudência.”. (Provérbios 09:10).

- Devemos nos desmamar da desobediência, e isto alegra ao SENHOR.

- Como reagimos ao ensino da Palavra de Deus? Como reagimos a uma repreensão? A uma crítica? As respostas destas perguntas esclarecerão se já fomos desmamados ou não da desobediência.

- O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, mas a desobediência do SENHOR nos leva ao banquete da loucura.

- Quando somos surpreendidos com uma exortação contrária a nossa vontade, quando formos reprovados; em vez de retrucar rapidamente com uma negação ou uma justificativa inteligente, devemos atender para o que foi dito. Este é o princípio da sabedoria: OBEDIÊNCIA A DEUS!

A REBELDIA:




“Se temeres ao SENHOR, e o servirdes, e derdes ouvidos à sua voz, e não fordes rebeldes ao dito do SENHOR, assim vós, como rei que reina sobre vós, seguireis o SENHOR, vosso Deus. Mas, se não deres ouvidos à voz do Senhor, mas, antes, fordes rebeldes ao dito do Senhor, a mão do SENHOR será contra vós, como era contra vossos pais.”. (1º Samuel 12:14,15).

- A rebeldia dos filhos aborrece aos pais profundamente, tanto que muitos pais dão umas “boas” palmadas nos filhos rebeldes.

- A Bíblia diz que a “mão” do SENHOR será contra os filhos rebeldes.

- A rebeldia é considerada por Deus como pecado de feitiçaria: “Porque a rebelião é como o PECADO DE FEITIÇARIA, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Portanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.”. (1º Samuel 15:23).




- Rebelião e teimosia são sérios pecados. Eles envolvem muito mais do que ser independente e firme em seus pensamentos.

- A rebelião contra Deus talvez seja o pecado mais sério de todos porque, ao se rebelar, a pessoa fecha a porta para o perdão e a restauração com o SENHOR.

- Devemos ser desmamados da rebelião e da teimosia.

PREGUIÇA:




“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.
Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento.
Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?
Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados;
Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado.”. (Provérbios 06:06,11).


- Como criança que resiste acordar cedo para ir à escola, nossos últimos momentos de sono são deliciosos; os saboreamos à medida que resistimos a iniciar outro dia de trabalho.

- Na Bíblia, encontramos advertências contra ceder à tentação de dormir, em vez de trabalhar.

- Isto não significa que nunca devemos descansar, mas que não devemos descansar nas ocasiões em que deveríamos estar trabalhando.

- A formiga foi usada como exemplo, porque utiliza sua energia e seus recursos economicamente.

- Se a preguiça nos afastar de nossas responsabilidades, a pobreza poderá afastar-nos do legítimo descanso que deveríamos desfrutar.

MENTIRA:




“Vós tendes por pai o diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.”. (João 08:44).


- Satanás é o pai da mentira, e todo aquele que mente é considerado como filho do diabo, porque está satisfazendo o desejo do diabo, e não a vontade de Deus.

- Assim como uma criança deve ser desmamada da mentira, o crente em Jesus também deve alicerçar sua vida na verdade.

- Quando formos surpreendidos em alguma coisa errada, em vez de buscar socorro na mentira, oremos ao SENHOR para que nos dê forças para fazer a vontade dele: Falar a verdade!

TRAIÇÃO:




“Até o meu próprio amigo intimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim seu calcanhar.”. (Salmos 41:09).

- Judas, amigo de confiança de Jesus, e que comia do pão de Jesus, traiu a Jesus...

- Nós não somos traídos por desconhecidos, se assim fosse, não seria uma traição. Uma traição sempre vem das pessoas que amamos e confiamos.

- Devemos aprender a sermos leais uns com os outros, devemos ser desmamados da traição mesmo que a tentação de trair alguém seja muito forte...

- Judas foi tentado e traiu o SENHOR por algumas moedas de prata; não traia o SENHOR, nem seus irmãos, e nem a si mesmos, pois as conseqüências de uma traição resultam em perdas incalculáveis.

VÍCIO:




“Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”. (1º Coríntios 06:19,20).

- O que a Bíblia quer dizer quando mencionou que o nosso corpo pertence a Deus?

- E o que ela quis dizer com “fostes comprados por bom preço”?

- Antes de aceitarmos Jesus, nós éramos escravos de Satanás; Satanás tinha autoridade sobre nosso corpo, alma e espírito.

- Jesus nos comprou com o seu sangue e agora é Jesus que tem esta autoridade; agora todo nosso ser pertence a Deus.




- Muitas pessoas dizem que têm o direito de fazer o que quiserem com seu corpo. Embora pensem que isso seja liberdade, estão na realidade escravizadas por seus próprios desejos.

- Nós temos que entender que Jesus não santificou apenas nosso espírito, mas também o nosso corpo.

- Quando nos tornamos cristãos, o Espírito Santo passa a habitar em nós. Assim sendo, o nosso corpo não nos pertence mais.

- O fato de Deus ter nos comprado “por bom preço” alude nossa condição de escravos adquiridos em um leilão. A morte de Cristo nos libertou do pecado, mas nos obriga a servi-lo.

- Nosso corpo é o templo do Espírito Santo e não deve ser violado por vícios que destroem o corpo, morada de Deus.




- Ore a Deus, e peça forças para vencer os vícios ainda existentes na sua vida.

- Seja desmamado de todo vício em o nome de Jesus!

CONCLUSÃO:




“Leite vos dei a beber, não dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.”. (1º Coríntios 03:02).

- O alimento correto para um recém-nascido é o leite, Isaque foi amamentado com leite enquanto criança, mas no dia em que foi desmamado, seu pai Abraão fez uma festa porque seu filho estava crescendo e se transformando em um homem.

- O recém-nascido na fé, toma do leite espiritual, mas com o tempo também deve ser desmamado e começar a alimentar-se de alimentos mais sólidos.

- É hora de deixarmos as coisas de menino pra traz e começarmos a buscar coisas de adultos no SENHOR.

- O que ainda precisa ser desmamado na sua vida?

- A terá prometida não emana apenas leite, ela emana leite e mel!

- O SENHOR tem uma mesa farta para você meu amado e minha amada...




“Este é meu corpo, tomai e comei
Este é meu sangue, tomai e bebei
Revesti-vos de minha força,
Estejais em mim.
Eis que estou convosco até o fim.”
(JESUS)

“A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM”

*


Nenhum comentário:

Postar um comentário