QUEM SOU EU

Minha foto
Sou apenas "O PREGADOR". Neste blog resolvi postar alguns esboços, estudos e mensagens. Para mim, ser um pregador do evangelho é uma missão e nunca uma profissão. Sinta-se a vontade ao ler este blog, pois o Maná Diário do Pregador não pertence a nenhuma religião católica, protestante, evangélica, espírita, ou outra. Seja muito bem-vindo!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

SEJA FEITO CONFORME A TUA FÉ

´



“Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam,
a convicção de fatos que não se vêem.”.
(Hebreus 11:01).

INTRODUÇÃO:





-Você se lembra como se sentia quando era criança e seu aniversário se aproximava? Você ficava animado e ansioso. Você sabia que certamente receberia presentes e outras coisas especiais.

- Os aniversários combinam certeza e antecipação; ASSIM É A FÉ!

- A fé é a convicção, baseada na experiência passada, de que novas surpresas de Deus serão seguramente nossas.

- “Seja feito conforme a sua fé”, tem o objetivo de mostrar o agir de Deus através de Jesus, através de dois tipos de fé: a pouca fé de Jairo que aos poucos foi crescendo, e a imensa fé de uma mulher enferma.

A FÉ DE JAIRO:




“Tendo Jesus voltado no barco, para o outro lado, afluiu para ele grande multidão; e ele estava junto ao mar.
Eis que se chegou a ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés e insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está à morte; VEM, IMPÕE AS MÃOS SOBRE ELA, para que seja salva, e viverá.
Jesus foi com ele.”. (Marcos 05:21,24).

- Jairo era o líder da sinagoga local e responsável pelo culto, pelo funcionamento da escola semanal e pelos cuidados do edifício.

- Jairo era um homem “religioso”, sacerdote do templo, acostumado a exercer os rituais da sua religião, era considerado pelos seus como um homem bem sucedido na vida e de grande prestígio.




- Um homem de bem, dedicava-se ao máximo para fazer um bom trabalho – passava mais tempo no templo, ministrando as tarefas que lhe cabiam, do que em casa com a família.

- A família de Jairo tinha um conforto material considerável, pois através do seu esforço no trabalho, ele podia comprar todo conforto que o dinheiro podia oferecer.

- Jairo comia nos melhores restaurantes, era convidado para festas importantes, enfim, tinha uma vida social privilegiada.




- Na sala de estar da casa de Jairo, tinha um tapete caríssimo que ele comprou para brincar com a sua filhinha de cavalinho, no entanto,  nunca teve tempo de brincar com ela, pois  trabalhava demais.

- A ausência do pai em casa, apesar de tanto conforto material, causava uma tristeza muito grande na filha de Jairo.

- A filhinha de Jairo estudava nas melhores escolas, ia aos melhores shoppings da cidade, mas nunca seu pai estava com ela; sempre era uma criada quem a levava nos lugares.

- Ela via suas amiguinhas com seus pais no parquinho, mas ela sempre sozinha, pois seu pai era um homem muito importante.




- A filha de Jairo começou a entrar em depressão: Começou a ter insônia e a se alimentar mal. Logo adoeceu.

OBS: Hoje em dia existem no mundo milhares de “filhas e filhos de Jairo”, que cedo entram em depressão pela ausência dos pais que trabalham duro, para sustentar um grande conforto material – filhos e filhas que acabam vítimas das drogas, prostituição e etc.

JAIRO É SURPREENDIDO:




- Um dia, ao chegar em casa do trabalho, Jairo é surpreendido por sua esposa que lhe diz: “Jairo, nossa filhinha está morrendo!”.

- Jairo a leva nos melhores médicos da cidade e de outras também; especialistas daqui e dali, e nenhum deles conseguem curar a enfermidade da sua filha.

- Jairo traz sua filha para casa, coloca-a sobre sua cama – ao sair do quarto ele entra na sala de estar e olha para o tapete caríssimo entre as almofadas da sala e pela primeira vez chora.



- Jairo olha pro tapete e começa chorar porque lutou tanto pra comprar o tal do tapete para brincar com sua filhinha, mas nunca teve tempo de brincar com ela, e agora ela estava morrendo...

OBS: Quando foi a última vez que você brincou com seu filho? Quando foi a última vez que tu ligaste pro teu pai? O último abraço na esposa? O trabalho árduo tem lhe roubado o tempo de amar sua família?

JAIRO TOMA UMA DECISÃO RADICAL:




- Jairo era um homem religioso e muito rico, mas nem sua religião e nem a sua riqueza é capaz de lhe ajudar neste momento.

- Agora de joelhos no tapete da sala, Jairo lembra-se de homem chamado Jesus, do qual ele já havia ouvido muito a respeito, mas nunca teve tempo de conhecê-lo.

- Mesmo sendo um dos principais da sinagoga e muito rico, Jairo despe-se de todo orgulho e soberba, e por amor a sua filhinha resolve humilhar-se diante de Jesus.

- Muitas são as pessoas hoje, que depois de se esgotarem todos os recursos humanos, também procuram Jesus num último momento de desespero e encontram solução para todos os seus problemas Nele.

O PEDIDO DE JAIRO:




“E insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está à morte; VEM, IMPÕE AS MÃOS SOBRE ELA, para que seja salva, e viverá.”. (Marcos 05:23).

- Ao chegar aos pés de Jesus, Jairo faz um pedido: “VEM, IMPÕE AS MÃOS SOBRE ELA, para que seja salva, e viverá.”.

- O pedido de Jairo é para que Jesus imponha as mãos sobre a menina e ela seja curada.

- Ele podia ter pedido para Jesus enviar poder de cura dali mesmo onde Ele estava para que a menina fosse curada, mas a sua fé limitava-se à imposição de mãos para que um milagre acontecesse.

- Jesus age na nossa vida, de acordo com a nossa fé, se pedirmos algo com fé ao Senhor Jesus, mesmo que pareça algo impossível, Ele agirá de acordo com a nossa fé.

- Ao ouvir a petição de Jairo, Jesus automaticamente atende a seu pedido e vai juntamente com Jairo em direção à sua casa para curar a sua filhinha.

ALGO ACONTEÇE NO CAMINHO DA CASA DE JAIRO:





“E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava.
E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue,
E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior;
Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste.
Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei.
E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.
E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nas minhas vestes?
E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou?
E ele olhava em redor, para ver a que isto fizera.
Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade.
E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal.”. (Marcos 05:24,34).

- Neste ínterim, no caminho à casa de Jairo, acontece algo inesperado para Jairo; eu imagino a pressa de Jairo para chegar a casa, mas no meio do caminho Jesus para e diz em voz alta: “QUEM ME TOCOU NAS VESTES?”.

- Havia uma multidão de pessoas esbarrando-se umas nas outras, todos queriam chegar perto de Jesus, muitos tocavam Nele, mas Jesus sentiu que alguém havia Lhe tocado diferente.

- No meio da multidão, havia uma mulher que há doze anos sofria de uma hemorragia, e já há muito tempo padecia nas mãos de vários médicos, porém seu estado cada vez mais se agravava.

A FÉ DA MULHER ENFERMA:




“Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei. E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.”. (Marcos 05:27,29).


- Antes de sair de casa, esta mulher tinha determinado pela fé, que se ela ao menos tocasse nas vestes de Jesus, ela ficaria curada e assim aconteceu.

- Esta mulher tinha uma fé diferente da fé de Jairo; Jairo pediu para Jesus impôr as mãos sobre sua filhinha, mas a mulher simplesmente tocou nas vestes de Jesus.

- Tanto a fé de Jairo quanto a fé da mulher enferma movimentaram o poder de Deus através de Jesus, fazendo que um milagre acontecesse tanto na vida dela, quanto na vida dele.

A FILHA DE JAIRO MORRE:





“Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre?”. (Marcos 05:35).

- Jairo estava impaciente esperando Jesus, pois Jesus ainda conversava com a mulher que lhe havia tocado em suas vestes, quando chegaram alguns de sua casa lhe dizendo que sua filhinha já havia morrido.

- Eu imagino os olhos de Jairo olhando para Jesus e para a mulher que havia sido curada.

- Ele entende que aquela mulher merecia também ser curada, mas a dor de perder sua filha era muito grande, tão grande que acredito eu, Jairo começa chorar de tristeza.

JESUS RESSUSCITA A FILHA DE JAIRO:




“E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente.
E não permitiu que alguém o seguisse, a não ser Pedro, Tiago, e João, irmão de Tiago.
E, tendo chegado à casa do principal da sinagoga, viu o alvoroço, e os que choravam muito e pranteavam.
E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme.
E riam-se dele; porém ele, tendo-os feito sair, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele estavam, e entrou onde a menina estava deitada.
E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te.
E logo a menina se levantou, e andava, pois já tinha doze anos; e assombraram-se com grande espanto.
E mandou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e disse que lhe dessem de comer.”. (Marcos 05:36,43).

- Vendo a tristeza de Jairo, Jesus reanima-o dizendo-lhe: “Não temas, crê somente!”.

- Ao chegar à casa de Jairo, pranteadores faziam grande alvoroço, pois a menina havia sido diagnosticada como morta.

- Mas Jesus, ao ver tanta incredulidade, convida apenas a Jairo e sua esposa para entrarem com ele no quarto da menina dizendo-lhes: “A criança não está morta, mas dorme".

- Jesus entra no quarto e dá uma ordem para que a menina levante-se e ela imediatamente levantou-se, e o milagre aconteceu na vida daquela família.

- Jesus devolve a vida não só para menina, mas também para aquele pai que corre com ela nos braços gritando: “Minha filha está viva!”.




- Agora Jairo vai até o tapete da sala e, pela primeira vez na vida, sente o prazer de ser pai e de brincar de cavalinho com sua menina.

OBS: Muitos são os pais que perderam suas filhas e filhos para as drogas, crime, prostituição; mas ao encontrarem Jesus, Ele acordou seus filhos e filhas e os devolveu aos seus pais pelo poder da fé.

CONCLUSÃO:




“... Vai-te, e seja feito conforme a tua fé...”. (Mateus 08:13).

- Você pode pedir pra Jesus tocar em você pra receber a cura assim como Jairo pediu...

- Você pode tocar em Jesus e ser curado assim como fez a mulher enferma...

- A fé no nome de Jesus é capaz de produzir milagres, tanto na vida daqueles que tocam em Jesus, quanto na de quem é tocado por Ele.

- Qual é a sua fé?

- Você quer que Jesus toque em você? Então faça como fez Jairo, peça para impôr suas mãos sobre a sua vida e Ele tocará em você.

- Você quer tocar em Jesus? Então faça como fez a mulher enferma e toque nele através da fé e Ele fará o milagre na sua vida.




- SEJA FEITO CONFORME A TUA FÉ!

- Tenha fé, acredite.


"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário