QUEM SOU EU

Minha foto
Sou apenas "O PREGADOR". Neste blog resolvi postar alguns esboços, estudos e mensagens. Para mim, ser um pregador do evangelho é uma missão e nunca uma profissão. Sinta-se a vontade ao ler este blog, pois o Maná Diário do Pregador não pertence a nenhuma religião católica, protestante, evangélica, espírita, ou outra. Seja muito bem-vindo!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

CONSELHOS BÍBLICOS PARA LIDERANÇAS






- Uma vez que muitos dos provérbios foram formulados pelo rei Salomão, é natural que alguns sejam dirigidos à liderança.

- Vejamos alguns destes conselhos, todos extraídos do livro de Provérbios que foi escrito com o propósito de ensinar as pessoas a alcançar a sabedoria, a disciplina e uma vida prudente, e a fazer o que é correto, justo e digno. Em suma, ensina a aplicar a sabedoria divina à vida cotidiana e fornecer instrução moral.

QUALIDADES DE UM BOM LÍDER:




“O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.”. (Provérbios 01:07).


- Uma das pessoas mais desagradáveis é aquela que pensa saber tudo, tem uma opinião dogmática sobre tudo, é fechada a qualquer coisa nova, ressente-se de ser disciplinada e se recusa a aprender.

- Salomão disse que tal pessoa é tola.




- Não devemos ser os “sabichões”. Antes, sejamos abertos ao aconselhamento, especialmente por parte daqueles que nos conhecem bem e podem nos dar valiosos conselhos.

- O temor do Senhor é o princípio do saber. A base do conhecimento é temer a Deus; honrá-lo, respeitá-lo, reverenciá-lo por seu grande poder e obedecer à sua Palavra.




- A fé no Senhor Jesus deve nortear a compreensão que temos do mundo; guiar nossas atitudes e nossas ações.

- Confiar no Senhor, nos torna sábios, e a sabedoria é a maior virtude de uma boa liderança.

TRABALHAR ARDUAMENTE:





“A mão dos diligentes dominará, mas os enganadores serão tributários.”. (Provérbios 12:24).

- Um líder deve ser exemplo para todos no que se diz a respeito de trabalhar.

- O apostolo Paulo foi um grande líder não apenas porque tinha um discurso eloqüente, mas porque também dava exemplo, trabalhando juntamente com os demais na confecção de tendas: “E DEPOIS disto partiu Paulo de Atenas, e chegou a Corinto. E, achando um certo judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles. E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, E TRABALHAVA; pois tinham por ofício fazer tendas.”. (Atos 18:01,03).

- Trabalhar na obra de Deus, não é fazer somente aquilo que lhe é designado, mas estar disposto a produzir além daquilo que costuma fazer, principalmente quando você está numa posição de liderança.

 NÃO PENALIZA AS PESSOAS PELA INTEGRIDADE:




“Não é bom também punir o justo, nem ferirem os príncipes ao que age justamente.”. (Provérbios 17:26).

- Um líder, nunca deve punir aquele que age justamente, mesmo que suas palavras ou ações sejam contrário aquilo que pensamos ou fazemos.

- O rei Davi era um grande líder e recebeu uma repreensão do profeta Natã (2º Samuel 12:01,15), porque Davi havia matado Urias e roubado sua esposa.




- Davi ao ouvir a repreensão do profeta reconhece seus pecados diante de Deus, e compõe o Salmo 51, onde diz assim: “Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás dito por justo no teu falar e puro no teu julgar.”. (Salmos 51:03,04).


- Davi, por ser rei, podia ter feito como outros reis faziam ao serem repreendidos, podia ter punido o profeta Natã, mas ao invés disto, ele reconhece suas falhas, e busca o perdão de Deus.

- A um líder, não é bom punir aquele que age justamente - é bom sempre ouvir as críticas de seus liderados com o mesmo apreço que se ouve os elogios.

OUVE ANTES DE RESPONDER:




“Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha.”. (Provérbios 18:13).

- Um líder, antes de tomar uma decisão, deve observar estes três princípios básicos: (1) tome conhecimento dos fatos antes de responder; (2) esteja aberto a novas idéias; (3) tenha a certeza de que ouviu ambos os lados da história antes de julgar.

- As decisões precipitadas correm o risco de terem em si uma pitada de preconceito, por isso, devemos buscar informações extras antes de decidir.

PERMANEÇE FIRME, MESMO SOB PRESSÃO:




“Se te mostrares frouxo no dia da angustia, a tua força será pequena.”. (Provérbios 24:10).

- Os tempos difíceis podem ser úteis – podem mostrar-nos quem realmente somos - que tipo de caráter desenvolvemos.

- Os problemas podem nos tornar mais fortes.




- Quando Jeremias questionou a Deus por causa das dificuldades que enfrentava, o Senhor lhe perguntou como ele esperava enfrentar grandes desafios se os pequenos já o enfadavam: “Se te fadigas correndo com homens que vão a pé, como podereis competir com cavalos? Se tão-somente numa terra de paz estás confiado, que farás na enchente do Jordão?”. (Jeremias 12:05).

- Devemos continuar comprometidos com Deus mesmo quando as situações se tornarem complexas e nossas orações por alívios não forem imediatamente respondidas.

PERMANEÇE FIRME, MESMO SOB ELOGIOS:





“O crisol é para a prata, e o forno, para o ouro, e o homem é provado pelos louvores.”. (Provérbios 27:21).

- Tanto a crítica quanto o elogio, acionam a vaidade humana.




- O elogio testa uma pessoa da mesma maneira que o fogo prova a qualidade do metal.

- Uma pessoa íntegra, um bom líder, não é influenciada pelos louvores e elogios – Tem suas convicções e cumpre seu dever independente de ser elogiada ou não.

CONCLUSÃO:



“Onde não há conselho os projetos saem vãos, mas, com a multidão de conselheiros, se confirmarão.”. (Provérbios 15:22).

- As pessoas que têm visão de túnel, aquelas que estão aprisionadas em uma única maneira de pensar, têm a possibilidade de desviarem-se da vereda correta, porque fecharam a mente para novas opções.

- Um bom líder precisa da ajuda daqueles que podem lhe ampliar a visão, a perspectiva.

- Um bom líder busca o conselho daqueles que o conhecem e que tem uma rica experiência.

- Tenha você também, bons conselheiros – esteja aberto a novas idéias e disposto a avaliá-las cuidadosamente.

- Seus planos serão mais fortes e terão maiores chances de sucesso.

"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário