QUEM SOU EU

Minha foto
Sou apenas "O PREGADOR". Neste blog resolvi postar alguns esboços, estudos e mensagens. Para mim, ser um pregador do evangelho é uma missão e nunca uma profissão. Sinta-se a vontade ao ler este blog, pois o Maná Diário do Pregador não pertence a nenhuma religião católica, protestante, evangélica, espírita, ou outra. Seja muito bem-vindo!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

NEM CONTRA A CARNE, NEM CONTRA O SANGUE






“Porque não temos que lutar contra a carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”. (Efésios 06:12).

- Na vida cristã, lutamos contra principados e potestades (que são poderosas forças malignas compostas por anjos caídos liderados por Satanás, que é um adversário que procura nos derrotar: “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda ao derredor, bramando como um leão, buscando a quem possa tragar;”. (1º Pedro 05:08).

- Em Efésios 06:12 Paulo diz: “Não lutamos contra a carne e sangue; lutamos contra potestades, principados, hostes espirituais...”.




- Estes que não são “carne e sangue” são os demônios (inimigos espirituais) sobre os quais Satanás tem o controle. Estes não são mera fantasia – são bastante reais.

- Quando cremos em Cristo, estes seres se tornam nossos inimigos e tentam tudo o que for possível para nos afastar do Senhor e levar-nos de volta ao pecado.

- Nesta tentativa de nos levar novamente ao pecado, estes espíritos têm o poder de inspirar pessoas que amamos a nos aborrecer pelo Caminho – já que não podem nos tocar (ficam ao derredor), eles acabam usando tudo o que está em nossa volta para nos afastar de Deus.




- Numa igreja, numa família, num grupo existem pessoas com todos os tipos de problemas espirituais, problemas que atrapalham e interferem no crescimento espiritual do grupo.

- Neste estudo, vamos aprender a identificar estas pessoas que são influenciadas por estes espíritos, e também como agir com elas sem machucá-las ou magoá-las, nunca esquecendo que a nossa luta não é contra as pessoas de carne e sangue, e sim contra principados e potestades.

IDENTIFICANDO ESPÍRITOS:

O JUIZ:




“Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire a pedra.”. (João 08:07).

- O juiz, está sempre pronto para atirar a primeira pedra – aponta a fraqueza e os erros das outras pessoas – é aquele que diz o que tem que ser feito, tem que ser sempre do jeito dele – Ele quer mandar na vida dos outros, e dizer como tu deve agir na sua vida.

- Ao juiz, os demais devem aprender perdoar, e confrontar este espírito com amor - entra num ouvido e sai no outro – ou nem deixe entrar...

- Quanto menos atenções derem ao juiz, menos poderá nos influenciar ao pecado. Mostre ao juiz de uma maneira amável que, quem controla a sua vida é o Espírito Santo através da Palavra de Deus (JESUS).

O BUSCA FOFOCAS:




“Retire o pé da casa do teu próximo, para que se não enfade de ti e te aborreça.”. (Provérbios 25:17).

- O busca fofocas, procura saber detalhes íntimos dos outros – se faz de amigo preocupado, mas depois conta tudo pros outros e ainda aumenta a história.

- Em um grupo devemos ter cuidado em o que conversar na frente deste, e no particular devemos evitá-lo.

O FALADOR:




“Na multidão de palavras não faltam transgressão, mas o que modera os seus lábios é prudente.”. (Provérbios 10:19).

- Fala demais, gasta tempo e paciência dos outros; não sabe quando parar – acrescenta sobre as afirmações dos outros...

- O interesse do falador esta em si e não nos outros – quer se promover e se exaltar – repete o que os outros disseram...

- Para controlar este espírito, devemos exercer nosso domínio próprio para não cometermos o mesmo erro.

O COMPARADOR:





“Como nuvens e ventos que não trazem chuva, assim é o homem que se gaba falsamente de dádivas.”. (Provérbios 25:14).

- Concorda com o que se está relatando para então relatar algo semelhante ou mais espetacular - tira a concentração do relator – realmente ele perturba o ambiente.

- Por ele ser muito de apenas “contar” histórias, a melhor maneira de controlar o comparador, é mostrar trabalho e nunca entrar na armadilha de também querer ficar comparando com palavras.

O DESPRESTIGIADOR:




“Também o negligente na sua obra é irmão do desperdiçador.”. (Provérbios 18:09).


- É sarcástico, crítico, irônico e gozador - induz aos outros a não compartilhar dizendo: “Deixa pra lá”.

- São convencidos – Suas dificuldades sempre são maiores do que a dos outros.

- Ao senhor desprestigiador devemos ignorar sua negligência, pois este espírito é só é controlado com muita sabedoria de Deus e com o tempo.

O SENHOR APATIA:




“O que rejeita a instrução menospreza a sua alma, mas o que escuta a repreensão adquire entendimento.”. (Provérbios 15:32).


- Não tem interesse na fala dos outros - olha demasiadamente pro relógio, e faz questão de mostrar isto – cruza e descruza os braços e as pernas – dorme, faz careta enquanto outro fala...

- Deixa ele fazer a cara feia, não saia da presença de Deus por causa disto, lembre-se de que a cara de muitos, ainda ficarão muito mais feias do dia do Senhor.

O PIADISTA:




“Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é palavra dita a seu tempo.”. (Provérbios 25:11).

- É bom ter um piadista no grupo, mas é importante que adquira sabedoria para fazer rir na hora apropriada...

- Devemos tratá-lo de uma maneira muito simples: Se o momento não é propício para a piada, então não ria.

O DONO DA VERDADE:




“O temor ao Senhor é o princípio do saber, mas ou loucos desprezam a sabedoria e o ensino.”. (Provérbios 01:07).

- Usa versículos, ditados populares, frases desconcertantes para argumentar os seus devaneios...

- O dono da verdade mais cedo ou mais tarde cairá em contradição, te afasta deste, pois só Jesus é o Caminho, e a Verdade e a Vida.

O BRABO E IRRITADO:




“O homem benigno faz bem à sua própria alma, mas o cruel perturba a sua própria carne.”. (Provérbios 11:17).


- É aquele que não quer se converter - está sempre mal humorado - reclama sempre e resmunga.

- O melhor tratamento para uma pessoa braba, é colocar ela junto com uma pessoa calma e mansa - Dizem que a melhor maneira de amansar um boi brabo, é colocar ele pra puxar uma carroça juntamente com um boi manso - aprendi isto com lavradores de terra.

O BAJULADOR:




“Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos.”. (Provérbios 27:06).


- É aquele que fica a bajular o seu líder, mas com segundas intenções.

- Mostre ao bajulador que você não se sente bem recebendo as glórias que deveriam ser dadas ao Senhor Jesus.

O CONVENCIDO:




“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.”. (Provérbios 03:05).

- Pensa que sabe tudo – convence a si mesmo de que é alguma coisa que não é – pensa que engana os outros quando diz que te isso ou aquilo -.

- Para o convencido pregue a ele sobre a humildade de coração.

O HIPÓCRITA:




“A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida.”. (Provérbios 13:12).

- Diz que faz uma coisa, mas faz outra bem diferente – prega e ensina algo que não vive.

- Não conte com este para nada, a menos que você queira adoecer teu coração.

O MARIA VAI COM AS OUTRAS:




“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio.”. (Provérbios 06:06).

- Não tem opinião própria – tudo o que lhe disser ele faz – É um piolho espiritual porque só anda na cabeça dos outros.

- É complexado, sofre de complexo de inferioridade – foi mimado demais – é inseguro e preguiçoso.

- Encoraje através da palavra de Deus esta pessoa a realizar grandes obras para o Senhor, através de pequenas grandes conquistas ele irá aos poucos se libertando deste espírito.

O FANÁTICO RADICAL:





“Onde não há conselhos os projetos saem em vãos, mas, com a multidão de conselheiros, se confirmarão.”. (Provérbios 15:22).

- É aquele que só ele que tem fé – cobra demais dos outros e é radical demais nestas cobranças

- Um cristão realmente deve ser radical, mas radical consigo mesmo e flexível com os outros. Deve mudar radicalmente a sua vida, mas ser bem amável e respeitoso com as demais pessoas.

O CONVERTIDO:




“Mas a hora vem, e agora, é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.”. (João 04:23).


- Este é o mais difícil de encontrar em um grupo, em uma família ou igreja.

- Este é o que DEUS DESEJA ENCONTRAR – é este que Deus sente prazer.

CONCLUSÃO:




“Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!”. (Salmos 133:01).


- Todos estes comportamentos citados anteriormente, e muitos outros que poderíamos ter citado, são comportamentos influenciados por espíritos que inspiram as pessoas a agirem de uma maneira errada.




- Todas estas pessoas são escravas destes espíritos, que lhes afastam de um convívio saudável com suas famílias e com a sociedade - são pessoas complexadas, traumatizadas, problemáticas, vítimas de vícios e excessos que precisam ser tratadas com nosso amor e nunca com nosso desprezo.

- A nossa luta não é contra a carne e nem contra o sangue, mas é contra estes espíritos; por isso, se você identificou nesta lista alguém que você conhece, não a despreze, ajude-a a modificar-se...



- Se você se auto identificou-se com algum comportamento citado, peça para Deus lhe dar as condições necessárias para que você consiga libertar-se desta influencia maligna.

- A prendamos a viver unido no Senhor Jesus, tendo Ele como único Senhor das nossas vidas – aprendamos adorá-lo em espírito e em verdade, pois Deus está à procura de verdadeiros adoradores.

- Nem contra a carne, nem contra o sangue - contra os príncipes do inferno em nome de Jesus Cristo.

"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário